Afinal, se existem as redes sociais abertas, porque eu preciso de uma rede social corporativa? Para entender melhor, podemos trazer uma situação real de uma empresa e ver como funciona usando uma rede social. Vou utilizar como exemplo uma reunião mensal de vendas.

Nesta reunião, os vendedores se reúnem mensalmente com o diretor comercial para acompanhamento das vendas futuras e realizadas. Como os vendedores ficam espalhados geograficamente, o diretor resolveu adotar reuniões virtuais, que é uma das ferramentas de uma rede social corporativa.

Reuniões virtuais

Com a ferramenta de reuniões virtuais, você consegue reunir um número maior de participantes, pois permite que os convidados acessem de qualquer lugar. Na figura abaixo, o diretor comercial apresenta o relatório mensal de crescimento das vendas:

webconf

Com o aplicativo para dispositivos móveis, até mesmo da tela de um celular você pode acompanhar a reunião, tanto a tela compartilhada, quanto áudio e vídeo.

img_3478

Durante a reunião, surgiu a dúvida, se iremos adicionar um produto novo em nosso portfólio. Rapidamente, o diretor comercial iniciou uma enquete online, configurando as perguntas e opções de respostas. Assim que o pessoal terminar de votar, será exibido o resultado da votação com números e gráficos.

enquete

E se alguém não puder participar, você tem a opção de gravar a reunião, para assistir mais tarde.

Comunidades

Para armazenar todos os documentos e planilhas inerentes à reunião mensal de vendedores, criamos uma comunidade. Nesta comunidade, você irá configurar a parte de segurança de acesso, incluindo todas as pessoas que fazem parte do time de vendas. Opcionalmente poderá deixar aberto para pessoas entrarem ou solicitarem acesso mediante aprovação.

Arquivos

Nesta comunidade, vamos começar incluindo os arquivos do time de vendas. Podemos usar o recurso de coedição para trabalharmos online no mesmo documento, sem precisar instalar nada em sua estação, ou instale o cliente para Windows ou Mac e trabalhe com sincronização dos arquivos. Lembrando que você poderá voltar versões anteriores caso necessário.

comunidade vendas.PNG

Wiki

Para documentar os procedimentos de vendas de forma colaborativa, criamos a Wiki dentro da comunidade de vendas. Podemos permitir que todos contribuam com atualizações ou criando mais páginas, assim como funciona na Wikipedia.

wiki

Fórum de Discussão

Dúvidas podem surgir. Dentro da comunidade tem uma área só para você fazer suas perguntas. Um vendedor gostaria de saber sobre algum caso de sucesso semelhante a venda que ele está fazendo. Rapidamente postou sua dúvida na comunidade e em questão de minutos recebeu sua resposta.

forum

Social Bookmarks

O diretor comercial gostaria de compartilhar com o time, um link para inscrição no evento de marketing. Ao invés de enviar por e-mail, cria na área de links favoritos, onde todos poderão acessar, sempre que necessitar, sem precisar procurar em seus e-mails.

favoritos.PNG

Eventos

O fim do ano chegou, está na hora de realizar um evento de fim de ano para confraternizar e comemorar o sucesso das vendas. Utilize a área de eventos da comunidade, convide as pessoas, adicione o evento na agenda de cada membro e receba a confirmação de presença.

eventos.PNG

Espero que tenham entendido um pouco melhor sobre o uso na prática de uma rede social corporativa. Isso garante que as informações sensíveis, como planilha de vendas, arquivos, dúvidas e demais informações que pertencem à sua empresa fiquem em uma rede aberta, fora de seu controle. Como o acesso é integrado com diretório de usuários da empresa, sempre que uma pessoa se desliga da empresa, automaticamente perderá acesso à rede social, garantindo maior segurança e conformidade com as políticas de segurança da sua empresa.

Existem outras funcionalidades da rede social corporativa que não foram exploradas neste post, porque ireis criar novos posts em breve em outros casos de uso.